O Brasil é um país aonde o fenômeno Ufo vem deixando sua marca numa das casuísticas mais impressionantes e relevantes do planeta. A Ufologia brasileira vem se mostrando mais do que à altura desse enorme desafio, com a presença no país de competentes e incansáveis ufólogos, dedicados à observação, registro e pesquisa aprofundada das manifestações do fenômeno Ufo.
O Paradigma Alien, livro mais recente de Flori Antonio Tasca, eminente filósofo da ciência, estudioso e promotor dos estudos ufológicos no país, é uma incrível viagem para quem quer ir além da observação pura e simples e saber como o fenômeno Ufo pode chegar ao patamar de ciência. Como ciência não se faz sem uma sólida teoria, Tasca nos brinda com uma importante contribuição para o entendimento das consequências mais amplas da realidade extraterrestre em nosso mundo, convocando o conceito de paradigma do teórico da ciência, Thomas Khun.
Para Khun, paradigma é o conjunto de referências que constroem uma ciência em determinada fase de seu desenvolvimento. O paradigma pode ser colocado em questão quando uma anomalia, uma referência que não era antes levada em conta, impõe-se como problema incontornável para que a ciência avance. Tasca situa a realidade extraterrestre em nosso mundo como a grande anomalia científica contemporânea, que obrigará nossa ciência a nada menos do que a uma quebra de paradigma, equivalente à revolução que o pensamento de Copérnico, primeiro a avançar a ideia de que a Terra não era o centro do sistema solar, impôs ao desenvolvimento da ciência, mudando radicalmente a posição do homem diante do conhecimento.
Do desenvolvimento da fascinante ideia da pluralidade dos mundos habitados, desde a antiguidade, à ideia das estruturas associativas das civilizações cósmicas, e a era espacial, o Paradigma Alien nos leva numa esclarecedora viagem, entre ciência, futurologia e ficção, que evidencia a urgente necessidade da humanidade estabelecer as bases das Exociências, aquelas resultantes da integração da realidade extraterrestre, como novo paradigma da ciência dos humanos cósmicos. A consistente argumentação do livro refere-se principalmente às bases de uma Exopolítica e de um Exodireito, capazes de regular as relações da Terra com governos e indivíduos extraterrestres.
A Ufologia é, no nosso entender, uma ciência em construção. Encontra-se hoje numa situação pré-científica, análoga à dos primórdios da ciência. Basta lembrar que grande parte dos escritos de Isaac Newton (1642-1727), um dos principais artífices da eclosão da ciência humana, versava sobre alquimia, em abordagens que não diferenciavam a ciência de outros saberes de seu tempo. Daí o grande interesse do Paradigma Alien, um livro imperdível para quem quer, em suas pesquisas, ir além das referências aceitas hoje, e se engajar na construção do futuro da ciência ufológica.
Vida longa e próspera ao Paradigma Alien! Confesso minha satisfação íntima cada vez que ouço a ciência falar português do Brasil!
Lallá Barretto, 04/04/2023
> Leia: O PARADIGMA ALIEN – REVOLUÇÃO NAS CIÊNCIAS SOCIAIS, por Flori Antonio Tasca.