*Imagem: brasilescola UOL

“Além da barreira da luz”, sequência de postagens sobre Alpha Centauri, tem como objetivo preparar nossos corações e mentes para interrogar, com nossa abordagem antropológica, a possibilidade de que exista lá alguma civilização humana, como relatado por contatados que fizeram a história da Ufologia. Escolhemos o título do livro da contatada Elisabeth Klarer, ‘Beyond the light barrier’, cuja consistência vamos colocar à prova, à luz do nosso desenvolvimento científico e tecnológico atual, para entendermos melhor a natureza e o impacto do contato extraterrestre para nós, humanos do planeta Terra.

Alpha Centauri: muito perto de nós, há 4, 37 anos-luz, uma estrela no céu, um sistema estelar, um sistema planetário.

Uma estrela no céu: Olhando da nossa janela, a sensação é de proximidade e intimidade, pois observamos como uma única estrela no céu envolvente e inspirador do Rio de Janeiro: é a segunda estrela além do braço esquerdo do Cruzeiro do Sul.


Um sistema estelar: O brilho de Alpha Centauri condensa na verdade, contemplada a olho nu da nossa janela, um sistema triplo de estrelas: Alpha Centauri A, Alpha Centauri B, e Alpha Centauri C, também conhecida como Próxima Centauri, a estrela mais perto do Sol.
Alpha Centauri A e B são análogas solares, estrelas da mesma natureza do Sol, e a órbita de uma em torno da outra é de 79 anos-luz em torno da massa comum.
Próxima Centauri é uma anã vermelha, estando tão distante das estrelas A e B, que sua órbita em torno delas demora 550 anos-luz!


Um sistema planetário: Próxima Centauri já revelou à ciência da Terra a existência de planetas à sua volta. Dois deles são planetas rochosos, situados na zona habitável: Próxima b, com uma órbita de 11 dias, e Próxima c, com órbita de 5 anos em torno da anã vermelha. O mais recente descoberto é Próxima d, com apenas ¼ da massa da Terra, sendo o mais leve de todos.
Em Alpha Centauri A e B, apesar de alarmes falsos, ainda não temos nenhum planeta descoberto.


Alpha Centauri, por ser o sistema planetário mais próximo de nós, está sendo estudado de perto, e já revelou a potencialidade de existência de outros planetas orbitando suas estrelas.
Essa é uma boa notícia, já que antes de 2016, quando Próxima b foi descoberto, nada creditava a alegação dos contatos que relatam a existência de uma civilização oriunda desse interessante sistema estelar!


Então, é aí que estamos procurando e é para lá que vamos viajar através dos relatos, da ciência e da ficção, nesse mix de percepções e conhecimentos que fazem a complexidade do fenômeno Ufo.

*Referência bibliográfica: Beyond the Light Barrier: The Autobiography of Elizabeth Klarer.

No Instagram lallabarrettoestelar tivemos a seguinte enquete [O que você responderia?]:

Se você fizesse uma viagem para Alpha Centauri, estaria indo para:

a) A estrela mais próxima do Sol e a terceira mais brilhante do céu?

b) Para um sistema de estrelas?

c) Para um sistema planetário?

*Resultado: Opção C.

Veja também:

BLC1: o possível e misterioso sinal recebido de Alpha Centauri.